Já na antiguidade a estética relacionada aos dentes era preocupação dos indivíduos. Não é novidade que um belo sorriso eleva a autoestima, coopera favoravelmente na comunicação entre as pessoas ajudando a vida profissional e amorosa. Sabemos também que a relação entre dentes com os tecidos moles (Bochecha, lábios, língua) e uma função mastigatória adequada tem importância na longevidade do sistema mastigatório.
Graças à mídia e consequente maior conscientização da importância da saúde bucal, um maior número de indivíduos procura centros odontológicos a fim de soluções reparadoras e estéticas. Contínuas pesquisas nacionais e internacionais provocaram avanços tecnológicos das técnicas, equipamentos e novos materiais favoreceram grandemente os pacientes na solução favorável de seus problemas dentários.
Portanto o que mudou na odontologia nos últimos anos?
Implantodontia - Lembro que no inicio da minha profissão fazia de tudo para salvar um dente que apresentava problemas severos de sustentação. Hoje, graças a previsibilidade excelente no sucesso com a utilização de Implantes ósseo integrados esta preocupação já não existe. Os Implantes hoje em dia são em casos bem diagnosticados colocados imediatamente após os dentes serem extraídos. E enxertos ósseos permitem que quase todos os pacientes recebam Implantes.
Resultados excepcionais são conseguidos com Implantes menores e de menor diâmetro e, portanto maior numero de casos podem ser solucionados por não demandarem maior área óssea. Pequenas modificações na técnica fazem que os Implantes tenham menos reabsorção óssea aumentando sua vida.
Implantes podem ser colocados após planejamento feito em prototipagem das estruturas receptoras do osso que permite o paciente em uma única sessão entrar sem dentes no nosso consultório e sair com dentes após algumas horas.
Os materiais restauradores estéticos de aplicação direta podem ser usados em dentes posteriores, e a sua adesão é fantástica permite a preservação de estruturas dentárias durante o preparo dos mesmos. A harmonização do sorriso com estes materiais pode ser conseguida ao mudar a forma, tamanho e fechar espaços. Isto sem a necessidade de desgastar os dentes a serem tratados.
Computação de alta tecnologia de uso na clinica e laboratório permite tratamento e confecção dentes com qualidade impar. Dentes podem ser executados do outro lado do mundo apenas mandando as informações necessárias via Internet.
A utilização da informática nos exames, imagens digitais permite diagnosticar, planejar e obter um prognóstico do resultado do tratamento. O tratamento pode ser feito virtualmente em programas de computador antes de ser aplicado no paciente e moldagem com escâner podem ser utilizados.
As próteses de primordial necessidade estética são livres de metal. Não só a cor é levada em consideração mais também a translucidez, textura, valor, forma, tamanho, etc..
Na Ortodontia os braquetes podem ser de cerâmica ou colada pelo lado de dentro dos dentes. Em alguns casos, placas invisíveis removíveis são utilizadas no tratamento da correção da má posição dos dentes.
O Clareamento é feito com sucesso com auxílio de Laser.
O que NÃO mudou na odontologia nos últimos anos?
O que não mudou foi o valor da experiência, constante atualização profissional e a necessidade de habilidade manual para correta execução dos procedimentos sem provocar desconforto para o paciente.